Escolas Estaduais podem aumentar o IDEB, garantem novos coordenadores

Derllânio Telécio | 10:54 | 0 comentários

Foto: José Demétrio
Foto: José Demétrio
O desafio de melhorar a educação em Alagoas foi priorizado pelo governo do Estado e as primeiras ações para sua transformação estão sendo executadas. Metas, mérito e compromisso são as exigências que os treze coordenadores regionais de ensino no estado, escolhidos para comandar a base de ataque contra os constrangedores índices de analfabetismo alagoano, estabelecerão em suas gestões.
O resultado positivo das notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) obtido nas escolas públicas administradas pelos novos coordenadores estaduais revelou que é possível obter bons resultados no principal indicador educacional brasileiro. Quando o diagnóstico do ensino é exposto, suas deficiências passam a ser estudadas e os métodos para solucioná-las são colocados em prática para a melhoria da aprendizagem.
Em sua maioria, as boas notas alcançadas pelas instituições de ensino são conseqüências de recursos e bom projeto pedagógico. A formação de professores, investimento em infraestrutura, avaliação constante e acompanhamento do ensino, feito por pais e professores fazem parte desse programa de sucesso.
Algumas escolas públicas alagoanas passaram por uma verdadeira revolução em suas metodologias de ensino e conseguiram elevar a nota, nos exames exigidos pelo MEC (Ministério da Educação), adotando os critérios de avaliação como base para construção doprojeto pedagógico.
Segundo Maria de Fátima Nunes Marinho, ex-diretora da escola estadual Hermílio de Freitas Melro, atual coordenadora da 9ª CRE, foi o empenho de sua equipe e o aprimoramento da didática de trabalho que possibilitaram seus ex-alunos a melhorarem o desempenho. As frequentes avaliações mostraram que os resultados foram evoluindo.
“A primeira mudança que adotamos foi a implantação de uma coordenadoria pedagógica, assim elaboramos um projeto e o colocamosem prática. Com trabalho árduo e o devido acompanhamento, foi possível ver resultados”, explicou Maria de Fátima.
Para Willany Felix Barbosa, coordenadora da 5ª CRE, as mudanças realizadas na Escola Municipal Walter Bezerra Lima, em Arapiraca, passaram por um processo de monitoramento direto, aluno por aluno.Todo cuidado foi tomado para evitar a evasão escolar – que os alunos desistissem do ano letivo. A parceria com outros profissionais garantiram também um melhor rendimento dos estudantes.
“Todo planejamento foi baseado nas dificuldades dos alunos, agrupando aqueles que possuem maiores dificuldadesem aprender. Assimpudemos trabalhar exclusivamente com suas limitações, desenvolvendo atividades específicas para eles. Em alguns casos, foi necessário o encaminhamento para outros profissionais de apoio, como psicopedagogos, que ajudam individualmente garantindo melhora significativa”, ressaltou a ex-diretora.
Em Maceió, a implantação do regime integral proporcionou aos estudantes da Escola Estadual Prof. Marcos Soriano dirigida pela coordenadora da 13ª CRE, Mônica Sarmento, várias atividades didáticas e paradidáticas que visavam estimular a permanência na unidade de ensino foram aplicadas e comprovaram eficiência. Segundo Mônica, essas atividades associadas à integração com os pais dos alunos foram importantes para o melhoramento do desempenho da instituição no Ideb.
“Dar condição aos alunos para permanecerem na escola os dois turnos foi fundamental para o aperfeiçoamento da aprendizagem e o desenvolvimento dos nossos pequenos jovens. Em um horário, o empenho na sala de aula e no outros cursos de música, artes marciais e oficinas de leitura entre outras atividades são excelentes métodos de incentivo. Mas a participação dos pais foi indispensável, passamos a ter reuniões bimestrais com eles para que juntos, comunidade docente e pais, acompanhem de perto esse crescimento”, destacou a coordenadora.
Neste primeiro momento, rever todo planejamento pedagógico e reavaliar a estrutura docente faz parte das primeiras tarefas a serem cumpridas pelos novos coordenadores de ensino estadual. A expectativa é que a experiência desenvolvida nas escolas, pelos ex-diretores, seja refletida com resultados eficazes em todos os colégios da rede. O alinhamento pedagógico entre as instituições de ensino será base fundamental para ampliar as perspectivas da evolução dos índices negativos. Acredita-se que a nova fase do sistema educacional em Alagoas está apenas começando.
Por Renata Bertolino / Agência Alagoas

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