Sertanejos comemoram certificação no Programa Brasil Alfabetizado

Derllânio Telécio | 12:00 | 0 comentários

Educa
Foto: Valdir Rocha
Agricultores e donas de casa sertanejos realizaram um sonho pessoal nesta quinta-feira (25) ao concluírem seus estudos de alfabetização no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Ao todo, 400 alfabetizandos de São José da Tapera, Palestina, Pão de Açúcar, Belo Monte e Jacaré dos Homens foram certificados em solenidade no auditório João Lisboa, em Pão de Açúcar, que também contou com a presença de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da secretária de Educação do município, Ida Vanderley.
O Programa Brasil Alfabetizado é um programa federal voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Em Alagoas, a estimativa da Secretaria de Estado da Educação é que, até julho, dez mil pessoas sejam alfabetizadas por meio da oitava etapa do programa na rede estadual.
A 8ªCoordenadoria Regional de Educação (CRE) – que abrange Pão de Açúcar e demais municípios da Bacia Leiteira – foi a primeira regional a iniciar as turmas do programa em 2014 e, tradicionalmente, sempre atrai um alto número de inscritos.
“Nossos alfabetizandos são, em sua maioria, oriundos da zona rural. Tivemos até um senhor de 70 anos cursando o PBA em nossa região e a nossa meta para a próxima etapa do programa é, além dos municípios já participantes, ofertarmos também turmas em Batalha, Jaramataia e Monteirópolis”, conta a coordenadora do PBA na 8ª CRE, Acácia de Freitas.
Aproveitamento – A gestora do PBA na SEE, Adeilma Fonseca, estima que a regional teve um aproveitamento de 95% de aprendizagem dentre os seus alfabetizandos que participaram do programa. “Este é um número excelente, visto que estamos lidando com um público que, por questões climáticas e financeiras, é muitas vezes levado a deixar seu município e seus estudos em busca de trabalho em outra localidade”, afirma.
É o caso do agricultor Márcio Franklin Gomes, 38 anos, do Povoado Machado, em Pão de Açúcar. Ele parou os estudos ainda na 1ª série do Ensino Fundamental e só os retomou no ano passado. ” Quis voltar a estudar porque tinha vontade de aprender, é muito ruim você não entender as coisas ao seu redor. Hoje, já sei escrever meu nome corretamente”, comemora.
Sua colega de turma, Cícera Barbosa, viveu situação semelhante. Com os estudos interrompidos ainda na 4ª série, a agricultura do Povoado Machado também constatou mudanças em sua vida após o programa. “Antes quando fazia compras no mercado, tinha que pedir a ajuda dos outros para ver os preços. Hoje sei ler e faço isso sozinha”, relata.
A coordenadora da 8ª CRE, Andréa Vanderley, comemora os resultados da coordenadoria no PBA e destaca o alcance social do programa. “Ser letrado não é só saber ler e escrever, mas interpretar o mundo ao seu redor. Nossos alfabetizados estão de parabéns pelo resultado alcançado e nossa estimativa é que essa busca pelo conhecimento tenha continuidade na Educação de Jovens e Adultos”, diz.
Proeja FIC – Até o final de julho, dez mil pessoas devem concluir o PBA na rede estadual. Em abril, haverá formatura de turmas no sistema prisional e Marechal Deodoro, enquanto nos meses de maio e junho, será a vez dos municípios do Vale do Mundaú, ligados à 7ªCRE. As demais coordenadorias concluem o programa em julho.
Para receber os egressos deste programa, a SEE está trabalhando no Proeja FIC, projeto que une uma proposta de Educação de Jovens e Adultos aliada a cursos profissionalizantes na modalidade de Formação Inicial Continuada (FIC), ou seja, cursos de curta duração.
“Estamos fazendo o mapeamento de onde teremos concluintes do PBA para repassarmos às superintendências de Rede, Sistema e Política da SEE. A ideia é que essas pessoas deem continuidade aos estudos no Proeja FIC e tenha acesso a cursos profissionalizantes voltados ao público do Ensino Fundamental”, explica Edvaldo Leite, diretor de Articulação Institucional da SEE.
Agência Alagoas

: ,

:

0 comentários