Epidemia de dengue lota enfermaria de hospital do Sertão de Alagoas

Derllânio Telécio | 11:13 | 0 comentários

Epidemia de dengue lota enfermaria de hospital do Sertão de Alagoas


Com quase 800 casos confirmados de dengue a enfermaria do hospital do município sertanejo de Mata Grande encontra-se constantemente lotada, com a chegada de novos pacientes todos os dias.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), divulgados na terça-feira (1º), o número de municípios alagoanos em epidemia de dengue aumentou com a inclusão das cidades de Maravilha, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

Daniel de 15 anos apresentou os sintomas da dengue, assim como Anatália Barbosa. “Estou com bastante dores de cabeça, na nuca, nas juntas e nos olhos”, conta a dona de casa.
Eles moram em Mata Grande, município do Sertão que encontra-se em epidemia de dengue segundo as autoridades.

“Passa de 30 há 40 dias sem chegar água na cidade. Então a população precisa reservar água para consumo. Esses reservatórios nem sempre são adequados”, relata a coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Paula Gomes.

Na tentativa de conter a infestação do mosquito transmissor da dengue, os agentes de saúde estão colocando telas de proteção nas caixas de água e reservatórios que estavam expostos. “Mesmo assim as pessoas se descuidam e esquecem os reservatórios abertos”, diz o coordenador municipal de controle de Endemias, Leandro Barbosa.

Já em Santana do Ipanema a Secretaria de Saúde do município registrou de janeiro até a semana passada, 275 casos de dengue. Destes, 15 foram confirmados. “Diante da situação as equipes de saúde foram orientadas a buscar todos os pacientes que deram entrada no hospital do começo do ano até agora”, expõe a coordenadora municipal de Epdemiologia, Cibele Azevedo.

Outro município que está em alerta é Arapiraca. De janeiro a março deste ano o município do Agreste alagoano registrou 294 casos de dengue, dos quais, 80% foram confirmados.

Nesta cidade um mutirão foi realizado por agentes de controle de endemias e homens do Exército para conscientizar a população sobre as formas de evitar a reprodução do mosquito transmissor. 


Fonte : G1

: ,

:

0 comentários