Maioria dos convocados em primeira chamada para a Ufal é de Alagoas

Derllânio Telécio | 13:47 | 0 comentários

A adesão da Universidade Federal de Alagoas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aconteceu em 2011 para o preenchimento das vagas de 2012. Como o sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e abre a concorrência para vagas nas instituições de ensino superior em todo o País, no início houve certa polêmica sobre as condições dos estudantes alagoanos disputarem com candidatos de outros estados.
No entanto, os resultados divulgados pela Copeve demonstram que a maioria dos alunos aprovados para a Ufal é aqui mesmo de Alagoas. No ranking geral, foram aprovados 2.918 estudantes alagoanos, representando 56,46% das vagas oferecidas pelo Sisu, utilizando a nota do Enem. O segundo colocado é o Estado vizinho, Pernambuco, com 627 estudantes, representando 12,13% das vagas.
Outro dado relevante é que a maioria das vagas é preenchida por estudantes nordestinos. São da região 81% dos aprovados para as 5.168 vagas oferecidas para os cursos da Ufal. Separando estes estudantes entre os que optaram pelas cotas e os que disputaram em ampla concorrência, a maioria dos aprovados continua sendo nordestina: 78,56% na ampla concorrência e 85,64% nas cotas. Nos dois casos, mais da metade é de Alagoas.
Segundo os dados divulgados pela Copeve, entre os cursos mais concorridos, o de Medicina teve uma aprovação maior de estudantes oriundos de Pernambuco. Foram aprovados 21 estudantes do estado vizinho e 17 de Alagoas. Já em Odontologia, 60% dos aprovados são de Alagoas e 25% de Pernambuco. Em Direito, para o turno matutino, 57,69% dos convocados em primeira chamada são de Alagoas. Ampla maioria também em Engenharia Civil, 67,50% dos convocados para a matrícula são de alagoanos.
Veja mais detalhes dos resultados da primeira chamada no estudo divulgado pela Copeve no arquivo em anexo.
Ascom/Ufal

:

:

0 comentários