Nervosismo pode prejudicar no Enem; veja dicas para se dar bem

Derllânio Telécio | 19:25 | 0 comentários

Estudantes precisam ter foco e calma na hora da prova (Crédito: arquivo)
Preparar-se emocionalmente para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é tão importante quanto aprender todo o conteúdo exigido pelo exame. Especialistas ressaltam que os estudantes que souberem lidar com a tensão na hora da prova têm mais chances de obter um bom resultado
"Não há nenhum estudo oficial sobre isso, mas durante anos observei que os alunos que procuraram controlar o nervosismo conseguiram conquista a vaga que queriam na universidade", afirmou a psicóloga escolar Samyra Rebelo.
A situação inversa também é comum entre os estudantes. Muitos que não se prepararam psicologicamente ao longo do ano sentem dificuldade para raciocinar com agilidade e, consequentemente, não conseguem resolver todas as questões a tempo, segundo Samyra. "Na hora da prova é comum os alunos sentirem dores de cabeça e até o famoso branco , todos sintomas da ansiedade", explicou.
Para a psicóloga, o controle emocional deve ser trabalho ao longo do ano, da mesma forma que a preparação cognitiva, pois vários fatores podem contribuir para o nervosismo. De acordo com Samyra, geralmente os alunos que sofrem grande cobrança e os candidatos ao cursos mais concorridos tendem a ter dificuldades em lidar com a tensão.  
O lazer, o convívio social e a prática de exercícios físicos também não devem ser deixados de lado durante os estudos. "Sempre recomendo a reservar um horário na semana para se divertir e fazer alguma atividade física, mas eles acham isso perda tempo", disse Samyra, se referindo a característica imediatista dos adolescentes.
No dia da prova, o estudante deve eliminar todas as possíveis causas de ansiedade: sair cedo de casa para evitar atraso, beber bastante água e evitar comidas gordurosas. "Se o aluno perceber que tá ficando nervoso durante a prova, ele deve parar, tomar um pouco de água e fazer um exercício de respiração, inspirando e expirando profundamente", complementou Samyra.
Este ano, mais de 7 milhões de estudantes farão o Enem em busca de uma vaga no ensino superior. Em Alagoas, foram 133.500 inscritos. As provas acontecem neste sábado (26) e domingo (27).
Fonte: TNH1

:

:

0 comentários