Sertão concentra maior número de assaltos a banco; confira números

Derllânio Telécio | 13:17 | 0 comentários

Agência do Bradesco ficou destruída após assalto com explosivos (Crédito: Arquivo)
A onda de assaltos a bancos no interior do estado já fez a polícia deflagrar operações e prender quadrilhas acusadas de envolvimentos nos crimes. Os números foram contabilizados pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas (Sindban) e revelam que, no segundo semestre desse ano, aconteceram 16 assaltos.
Somente no mês de outubro, cinco agências bancárias foram roubadas. O Bradesco lidera as estatísticas com 52% do total de ataques e o Sertão alagaono, com cidades pequenas e menor efetivo policiai, tem sido o alvo prefeiro dos bandidos. Lá, foram 14 assaltos de de um total de 31 em todo Estado, segundo aponta relatório do Sindban.
Ainda segundo os dados do Sindicato, mais de 30 caixas de atendimento foram explodidos em Alagoas em 2013, com três feridos e um assaltante morto durante troca de tiros com a polícia. Do total, apenas em uma tentativa os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro do caixa.
Em 2012, a delegada Maria Angelita, coordenadora da Seção de Combate a Roubo a Banco (Serb), departamento da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), revelou que o a Polícia Civil registrou 63 ocorrências, ligadas a assaltos a instituições financeiras.
“Na próxima segunda-feira teremos reunião do sindicato e deve entrar na nossa pauta de discussões as questões de seguranças nas agências bancárias. O que percebemos é que diminuiu o número de assaltos à mão armada pelo dia, mas aumentou o número de roubos com explosivos”, afirmou o presidente do Sindban, Jairo França.
Os alvos dos bandidos ficam claros acompanhando os números do relatório: agências do Bradesco representam cerca de 52% do total de ataques, sendo seguidas pelo Banco do Brasil, que fica com 38%. Outros dados revelados pelo relatório são que os assaltos estão acontecendo mais em municípios do sertão alagoano, cidades pequenas, com pouco policiamento.
Em seis casos, o que chamou a atenção foi a forma como o crime aconteceu.
“Homens invadiram a agência e explodiram os caixas eletrônicos. Antes, porém, furaram os pneus de uma viatura da Polícia Militar (PM)”, relata o mapa de assaltos.
Além de furar os pneus de viaturas policiais, outra estratégia usada pelos ladrões é afastar os policiais das cidades com chamados que na realidade são trotes.
Fonte: Tnh1

:

:

0 comentários