Alagoas recebe prêmio pela redução da mortalidade infantil

Derllânio Telécio | 20:37 | 0 comentários

Alagoas recebe prêmio pela redução da mortalidade infantil

O governador Teotonio Vilela Filho e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram, nesta sexta-feira (25), a quarta edição nacional do Selo Unicef Município Aprovado, que vale para o período de 2013 a 2016. A solenidade aconteceu no Palácio República dos Palmares, com a presença de diversos prefeitos e secretários municipais e estaduais.
Teotonio Vilela destacou a importância do momento. “São muitas ações do nosso Governo, mas nenhuma me dá tanto orgulho e me incentiva tanto quanto a Unicef, uma instituição de credibilidade internacional, vir a Alagoas dizer que estamos no caminho certo. Temos muito chão pela frente e ainda precisamos melhorar, mas tenho orgulho do que conquistamos”.
Durante a cerimônia, ele também assinou uma carta de compromisso com a Unicef. “Também me orgulho de ser o primeiro governador do Brasil a assinar essa carta de compromisso. Esse selo é muito importante e é fundamental que os municípios do Semiárido participem e que outros também possam ir pelo mesmo caminho”, disse o chefe do Executivo.
Ele também falou das ações do Governo na redução da mortalidade infantil, que teve uma queda de 83,9% entre os anos 1990 e 2012. Vilela lembrou a construção do Canal do Sertão, que tem levado água de qualidade à região; a geração de empregos, o que vem dando dignidade e melhores condições a milhares de famílias; e o esgotamento sanitário.
“Não está escrito em nenhum lugar do mundo que Alagoas precisa ter os piores indicadores do Brasil e estamos revertendo todos eles. Sabemos que temos muito a percorrer e não podemos nos acomodar. Tudo isso, porém, me encoraja e mostra que estamos no caminho certo. Vamos, unidos, avançar”, afirmou o governador, que recebeu um diploma pela redução das mortes.
Teotonio Vilela ainda agradeceu o trabalho de todos que se empenharam na redução do índice. “Muitas pessoas contribuíram para isso, trabalharam de coração e com solidariedade para que chegássemos a esses 83,9% de queda. Ter somente pena dessas pessoas que sofrem e não fazer nada não adianta. Precisamos de compaixão que implique no trabalho e é isso que vocês fazem”.
A coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Cristina Albuquerque, parabenizou o Estado pelas conquistas. “Alagoas foi o Estado que mais reduziu a mortalidade em todo o Nordeste e no País. Antes o Estado era tema de manchetes nacionais e internacionais e agora parabenizo o povo alagoano e o Governo pelo feito”, expôs.
Selo
Nesta edição do Selo Unicef, o Estado vai contar com a adesão de 67 municípios que assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de participação social voltado para as crianças e adolescentes. Em parceria com o Governo, eles são credenciados a desenvolver estratégias para conter a violência, entre outras políticas públicas.
Na última edição, 33 municípios alagoanos aderiram à iniciativa e, no final, 12 foram certificados por terem cumprido os requisitos propostos.
Fonte: Alagoas 24 horas

:

:

0 comentários