Alagoanas se tornam mães cada vez mais cedo

Derllânio Telécio | 12:31 | 1 comentários



Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atestam que Alagoas segue como o Estado com o maior índice de gravidez na adolescência do Brasil. Os números fazem parte do estudo “Estatísticas do Registro Civil”, relativos ao ano de 2013, mas permanecem atuais. Recente pesquisa feita pela estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Caroline Tenório Guedes confirma que a situação permanece e se constitui um sério problema de saúde pública.

Nos números divulgados pelo IBGE, 26,1% das mães em Alagoas têm até 19 anos de idade. Embora a pesquisa do instituto tenha comprovado que, proporcionalmente, houve uma redução de mulheres grávidas dos 15 aos 19 anos, entre os anos de 2003 e 2013, de 20% para 17,7%, o indicador permanece elevado. Para especialistas, a gravidez na adolescência está relacionada à iniciação sexual cada vez mais cedo no País.

RANKING

Além de Alagoas, conforme o IBGE, a lista de estados com o maior número de adolescentes grávidas é seguida pelo Acre, com 25,8%, e o Pará, com 25,3%. Em 2013, em todo o Estado, foram registrados 52.121 nascimentos, dos quais 831 com mães menores de 15 anos e 12.764 com mães entre os 15 e 19 anos de idade.

Já na pesquisa realizada pela enfermeira Caroline Tenório e apresentada como conclusão de curso, a profissional fez um mapeamento de meninas que engravidaram na faixa etária dos 10 aos 14 anos de idade e dos 15 aos 19 anos. O levantamento contou com orientação da doutora em Enfermagem e professora da Ufal, Ruth Trindade.


Fonte: Gazeta Web

:

:

Um comentário:

  1. QUANDO CHEGA A ÉPOCA DO CARNAVAL O GOVERNO MANDA FAZER A DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHAS. EM PARTE SEI QUE É CERTO PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS. POR OUTRO LADO INCENTIVANDO CADA VEZ MAIS OS ADOLESCENTES A PRATICAREM O SEXO. E POR AÍ COMEÇA O QUE MOSTRA A MATÉRIA.

    ResponderExcluir