Conheça aqui Alagoanos que fizeram História no Brasil e no Mundo!

Derllânio Telécio | 21:16 | 6 comentários



ESCRITOR Graciliano Ramos 
Nasceu em Quebrangulo em 27 de Outubro de 1892, um dos principais escritores brasileiros de sua época. Considerado o melhor escritor da 2a. geração modernista. Começou seus estudos numa escola na cidade de Viçosa, suas principais obras literárias são:
Angústia em 1936
Vidas Secas em 1938 - SUA OBRA PRIMA DA LITERATURA
Caetés em 1925
São Bernardo em 1932
+ Faleceu em 25 de Março de 1953, no Rio de Janeiro.

 DICIONARISTA Aurélio Buarque de Holanda 
Formado em direito, transferiu-se para o Rio de Janeiro, fez parte da academia brasileira de letras. Além de contista, Buarque era dicionarista, tradutor de antologia de contos universais. Ele dá nome ao principal dicionário da língua portuguesa: "O DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA".

 ESCRITOR Jorge de Lima Nasceu na cidade de União dos Palmares, estudou no colégio marista de Alagoas, foi poeta e escritor, suas principais obras são:
O Acendedor de Lampiões.
O Mundo do Menino Impossível
A Mulher Obscura
Essa Negra Fulô
Considerado o príncipe da literatura alagoana
+ Faleceu em novembro de 1953.

JURISTA Pontes de Miranda
Nasceu em Maceió em 23 de Abril de 1892 e formou-se em direito. Fixando sua residência no Rio de Janeiro, seu nome adquiriu grande prestígio nos domínios da inteligência. Formou-se em direito, onde teve uma fama que ultrapassou as fronteiras nacionais. Era consultor Jurídico de fama internacional, com vários livros publicados em diferentes línguas.
+ Faleceu em 22 de dezembro de 1979.

 ESCRITOR Guimarães Passos
Nasceu em Maceió em 22 de Março de 1869. Fez parte da Academia brasileira de letras, da qual foi um dos fundadores tinha um talento de poesia lírico espontâneo, escreveu para muitos jornais da capital Federal. É considerado um dos maiores poetas nacionais.
+ Faleceu em Paris em 10 de setembro de 1909.

 ESPORTISTA Mário Jorge "Lobo" ZagalloÚnico Penta Campeão do planeta!
Nasceu na cidade de Maceió, ainda criança foi morar na cidade de Rio de Janeiro, onde tem casa até hoje, conseguiu vários títulos como jogador de futebol, e como técnico é o único ser na face da Terra que é penta campeão do Mundo, 1958 e 1962 como jogador, 1970 como técnico, 1994 e 2002 como supervisor técnico, esse feito não foi nem superado pelo rei do futebol Pelé.

 MÚSICO Djavan
Nasceu em Maceió, Alagoas, no dia 27 de janeiro de 1949. Naquela época, era meio-campo do CSA, time de Alagoas. Mas isto não foi por muito tempo, já que logo passou a se dedicar exclusivamente à música. A boa aceitação do meio artístico não demorou para acontecer. Gravações de nomes como Maria Bethânia, Gal Costa e Roberto Carlos tornaram-se sucessos em todo o País. No início da década de 80, Djavan já era um artista consagrado. Hoje ele é considerado um dos maiores mestres da MPB.

 MÚSICO Hermeto Paschoal
Em 1944, com apenas oito anos, este alagoano de Lagoa da Canoa começou a tocar sanfona de oito baixos. A música é a sua grande alegria de viver, fusão de ritmos e apuro técnico. Compositor, arranjador, e multiinstrumentista. Cidadão do mundo, respeitado internacionalmente, assegura-nos um calendário de sons e significados, harmoniosos e complexos, simplesmente irreverente. Por onde passa, surpreende, produzindo uma calorosa feira de sons e sonhos.

 CINEASTA Cacá Diégues
Carlos Diegues nasceu em Maceió, em 1940. Começou suas atividades de cineasta amador fundando, com alguns companheiros universitários, um cineclube na PUC-RJ. Cineasta conhecido no mundo inteiro, com seus filmes sendo rodados regularmente e premiados em festivais internacionais. Em parceria com a TV Cultura, lançou, em 1994, o programa “Veja esta canção”, pioneiro nas relações cinema / TV brasileira. Diretor de diversos curta-metragens e de 15 longa-metragens, aparece junto à população, segundo pesquisas recentes, como o melhor e mais popular cineasta brasileiro.

 SENADOR Teotônio VilelaTeotônio Brandão Vilela, alagoano de Viçosa, nasceu em 1917. Jornalista, cronista, ensaísta, empresário e político. Autor de discursos exuberantemente libertários, de amor à terra e ao homem brasileiro. O velho Senador! Um filósofo humanista que soube olhar, com amor e coragem, a sua pátria. Nas suas andanças, sonhou pregando o ideário da democracia, tornou-se, em cada canto do país, símbolo de ética, cidadania e dignidade: o guerreiro da paz, o Menestrel das Alagoas, o menestrel da nacionalidade e da felicidade propriamente dita. + Faleceu em 1983.

 JORNALISTA Ledo Ivo
Ledo Ivo nasceu em Maceió, em 1924. jornalista, poeta, contista, ensaísta, tradutor, cronista. Desde 1943 reside no Rio de Janeiro. Através de dezenas de trabalhos tem desenvolvido estilo original e um “sempre atualizado” e lúcido compromisso com a linguagem poética. Pertenceu à famosa geração de 45. É membro da Academia Brasileira de Letras. Carpinteiro da palavra. Sabe ser doce e insólito. Inventivo - eternamente inventivo. Recria sua vida, enraizada na terra nativa.

 MESTRE Zumbi
Zumbi (1655 - 1695) é símbolo de resistência da luta e do sonho do negro pela liberdade. Recebeu o nome de Zumbi em homenagem ao Deus da Guerra. Neto da princesa Aquatune e sobrinho de Ganga Zumba, aprisionado aos sete anos de idade, foi educado por um Padre de Porto Calvo. Em 1670, fugiu para Palmares. Os negros organizados fundaram a República dos Palmares; Zumbi, o rei, lutou contra as expedições escravizadoras. Foi morto no dia 20 de novembro, na Serra de Dois Irmãos, em Viçosa. Este dia foi instituído como marco da luta do negro pela liberdade, o Dia da Consciência Negra.

 MARECHAL Deodoro da Fonseca
O Militar e Político Manuel Deodoro da Fonseca (1827 - 1892), nasceu em Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, antiga capital de Alagoas. Participou de várias guerras e batalhas em defesa da pátria. Proclamou a República, tornou-se chefe do Governo Provisório, de 1889 a 1891. Foi eleito o primeiro Presidente do Brasil, em 1891. Seu governo foi marcado por crises sucessivas. Renunciou à República, sendo substituído por outro alagoano, o Marechal Floriano Peixoto.

 MESTRA Virgínia de Moraes
Dona Virgínia ou Mestra Virgínia (1916 - 2003), é alagoana de Rio Novo, Maceió. Mestra de reisado, cantadora, rezadeira, benzedeira, parteira de profissão, autora e intérprete de belíssimos momentos da poesia e da música popular tradicional alagoana. Comandou o grupo de reisado Três Amores. Autêntica e ingênua, encantava pesquisadores, professores, folcloristas, etnomusicólogos, apreciadores e, principalmente, a platéia, com suas músicas singelas e bem inspiradas.

 MARECHAL Floriano Peixoto
O Marechal Floriano Peixoto (1839 - 1895) nasceu em Ipioca, bairro de Maceió, e fez carreira militar no Rio de Janeiro, onde era respeitado pela sua conduta, chegando a ser eleito Vice-Presidente da chapa contrária a Deodoro, com uma votação superior a do próprio Presidente. Seu governo, de 1891 a 1894, consolidou a República e Floriano passou a ser conhecido como o Marechal de Ferro pelo seu poder e pertinácia, vencendo os rebeldes e adotando medidas que favoreciam as classes mais pobres, até o fim de seu andato.

 MÉDICA Nise da SilveiraNise da Silveira (1905 - 1999) nasceu em Maceió. Formada em medicina, na Bahia, defendeu, com suas teses, um tratamento humanista para os doentes mentais. Reinventou a psiquiatria. A sua paixão pelo inconsciente transparece através da luta e da construção da sua trajetória: fundou o Museu de Imagem do Inconsciente, criou a Casa das Palmeiras, fundou a Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (França). Publicou dezenas de livros, textos científicos e catálogos. Recebeu prêmios, títulos e homenagens.

 DOM Avelar Brandão
Dom Avelar nasceu em Viçosa e, enquanto seu irmão Teotônio aspirava a política, desde cedo se voltou para a vida religiosa, tendo sido ordenado Bispo de Petrolina com apenas 33 anos. Em 1955, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Teresina, no Piauí. Com uma atividade pastoral intensa, Dom Avelar foi nomeado, em 1971, Arcebispo Primaz do Brasil e 23º Arcebispo de Salvador. Dois anos depois, foi eleito em 1985, por ocasião do seu Jubileu Sacerdotal de Ouro. Dom Avelar Brandão Vilela tem seu nome gravado na história da Igreja Católica, como um dos representantes mais lúcidos, ponderados e virtuosos.

 MÚSICO Florentino Dias
Florentino Dias nasceu em Alagoas. Aos 9 anos de idade, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou música e se formou pela UFRJ. É fundador e Regente titular da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro há 26 anos. É membro da Academia Internacional de Música na Cadeira de “Richard Strauss” e da American Symphony Orchestra League. Primeiro e único regente brasileiro homenageado com uma “Batuta de Ouro”, representando o Brasil, como Membro Internacional Order of Merit e pelos Estados Unidos, recebeu, do América Biographical Institute, “The Presidencial Seal of Honor” por sua exemplar realização no campo da música.

 MÉDICO Arthur Ramos
Arthur Ramos (1903 - 1949) nasceu em Pilar e formou-se em medicina na Bahia, voltando-se para a clínica psiquiátrica e para os estudos das ciências sociais. Fundou a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnografia, em 1941. Era Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO, quando faleceu, em Paris, por problemas cardíacos. Arthur Ramos notabilizou-se como antropólogo e etnógrafo, tendo publicado entre outras obras: Os horizontes míticos do negro na Bahia, O negro brasileiro, Folclore negro no Brasil, Introdução à antropologia brasileira, A aculturação dos negros no Brasil e Estudos de Folclore. Seus livros são, ainda hoje, fontes de consultas indispensáveis a quem se dedica ao estudo da africanologia.



Fonte: Mais Alagoas UOL

: ,

:

6 comentários:

  1. Amei reconhecer esses grandes criadores culturais Alagoanos com tamanho histórico.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso.
    Obs: Só faltou a nossa Rainha do futebol: "Marta".!

    ResponderExcluir
  3. Faltou DIDA.O único jogador da seleção brasileira, de quem o PELÉ foi reserva.

    ResponderExcluir
  4. EDVALDO ALVES SANTA ROSA EX:JOGADOR DO FLAMENGO

    ResponderExcluir