Renan Filho tem 43% e Benedito de Lira, 26%, aponta Ibope

Derllânio Telécio | 11:55 | 0 comentários

O Ibope divulgou, quinta-feira (11), a pedido da TV Gazeta de Alagoas, pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado. Na estimulada, o candidato do PMDB, Renan Filho, lidera a disputa, com 43%, um a mais do que apresentava no dia 14 de agosto. Benedito de Lira, do PP, é o segundo colocado, com 26%, três pontos a mais do que no último levantamento. Estão empatados na terceira colocação Mário Agra (PSOL) e Júlio Cézar (PSDB), com 1% das intenções cada. Os demais candidatos marcaram menos de 1%.

Os números foram colhidos entre os dias 7 e 10 de setembro, ouvindo 812 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa dizer que há a probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº AL-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR-00592/2014.

Com a margem de erro, Renan Filho teria entre 46% e 40%, Benedito de Lira teria entre 29% e 23%, Mário Agra e Júlio Cezar teriam entre 4% e 0% cada. Neste cenário, brancos e nulos representam 15%, contra 16% na pesquisa anterior. O item "Não sabe/Não respondeu" representa 13%, dois a mais que o Ibope divulgado no mês de agosto. 

Levando-se em consideração que Renan Filho tem, no atual momento, 43% das intenções de voto, contra 29% das intenções somadas de seus adversários, o peemedebista seria eleito em primeiro turno se a eleição para governador de Alagoas fosse hoje. O número considera a margem de erro da pesquisa.

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado aos entrevistados o nome do candidato, Renan Filho apresenta 23% das menções, ou seja, 10 pontos a mais que na primeira pesquisa. Benedito de Lira é citado por 14% dos entrevistados, cinco pontos a mais que no levantamento anterior, quando registrou 9%. Mário Agra (PSol) e Júlio Cezar (PSDB) tem 1% cada. Houve um crescimento de 10% nas respostas na pesquisa espontânea: 66% dos entrevistados responderam. Brancos ou nulo somam 17%.

SEGUNDO TURNO - Num eventual segundo turno, Renan Filho (PMDB) venceria Benedito de Lira (PP). O candidato peemedebista tem 47% das intenções de voto, contra 29% do candidato pepista. Brancos e nulos totalizam 13%, enquanto 11% dos eleitores disseram não saber ou preferiram não responder. 

Com a margem de erro, Renan Filho tem entre 50% e 44%. Já Benedito de Lira tem entre 33% e 26%.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA - Questionado sobre quem será o próximo governador, independente do próprio voto, 51% dos entrevistados afirmaram que será Renan Filho sairá vitorioso. Benedito de Lira aparece em segundo, com 22%. Eleitores que não opinaram somam 26%, seis pontos a menos que na última pesquisa.

REJEIÇÃO - Renan Filho e Benedito de Lira apresentam os maiores índices de rejeição, segundo o Ibope. O candidato do PMDB tem 22%, contra 21% no último levantamento. Já o candidato do PP tem 21%, contra 18% na pesquisa anterior. As menções aos demais candidatos variam entre 12% e 15%.

Fonte: Gazetaweb

: ,

:

0 comentários