Colégio Cenecista Santana apresentou 3ª Mostra de Ciências e levou conhecimento para comunidade sertaneja

Derllânio Telécio | 17:04 | 0 comentários

Alunos tiveram a participação especial de ambientalistas da Agripa (Foto: Assessoria Cnec)
Com o intuito de fomentar a prática de projetos entre estudantes, o Colégio Cenecista Santana, localizado em Santana do Ipanema, realizou no último dia 30 de abril a 3ª Mostra de Ciências, chamada de “Expociência”. O evento contou com a participação direta de alunos das mais variadas turmas, que apresentaram projetos relacionados área ambiental e levaram parte do conhecimento adquirido para toda a comunidade sertaneja.
A cerimônia, ocorrida durante a noite no prédio da instituição, também contou com a ilustre presença de membros da Agripa – Associação Guardiões do Rio Ipanema, instituição essa que vem apresentando trabalhos e projetos em prol do rio que banha a cidade.
De acordo com a direção da Escola, a Mostra é uma das principais atividades pedagógicas da instituição. Ela procura estimular a criatividade e a conscientização dos alunos, através de apresentações de trabalhos, oficinas e exposições colocando em prática a teoria estudada em sala de aula.
Na ocasião foram expostos trabalhos e experiências feitas pelos alunos, além das explicações dos mesmos aos visitantes e pais presentes. A diretora do Cenecista, Rosele Brandão, acompanhou ativamente todos os trabalhos e enfatizou o objetivo do projeto, lembrando da importância da chegada dos materiais para o Laboratório de Ciências.
Foto: Ascom Cnec
Foto: Ascom Cnec
Inúmeros trabalhos
De acordo com a professora Edilma Gomes, durante o 1º trimestre deste ano, os alunos de todas as turmas, orientados por seus professores, trabalharam vários temas relacionados com a área de Ciências, Química, Biologia e Física. Foram 12 temas abordados, confira:
-Água- fontes de vida
-As plantas
-A diversidade do mundo animal
-O universo em que vivemos
-Sustentabilidade ambiental
-Viajando pelas águas do Velho Chico
-Alimentação numa perspectiva de vida saudável
-Sabão vegetal
-Energia renovável: biomassa, elétrica e eólica
-Eletricidade
-Segredos do corpo humano
-Química:”A magia do cotidiano”
Entre os 12 temas que foram apresentados durante a Mostra, um deles foi realizado pela turma do 5º ano, orientada pela professora Edilma Gomes. O trabalho destacou a proteção e recuperação do Rio Ipanema. Como parte da execução dos trabalhos, o grupo de alunos realizou uma visita de campo a um dos trechos do rio, acompanhados pelo ambientalista e Guardião, Ariselmo de Melo.
O mesmo Guardião esteve ao lado dos companheiros de luta ambiental, Sérgio Campos e Manoel Messias, durante a noite de apresentação de trabalhos. A Agripa, através de seus membros, fez questão de transmitir um pouco do conhecimento, e lembrar da responsabilidade que os moradores tem com o Rio Ipanema.
Da Redação

:

:

0 comentários