Consumo de energia elétrica cresce em Alagoas

Derllânio Telécio | 09:19 | 0 comentários

Foto: Ilustração
A Eletrobras Distribuição Alagoas verificou que o consumo de energia elétrica cresceu 7,6% no primeiro semestre de 2013, em comparação com 2012, somando cerca de 1.613 gigawatts-hora. Os números se referem apenas ao mercado cativo, ou seja, os consumidores que são abastecidos diretamente pela distribuidora. Quando se considera os consumidores livres, que compram energia de outras fontes, o crescimento é ainda maior: 9,9% e soma aproximadamente 1.701 GWh.
A classe de consumo que mais consumiu energia elétrica foi a rural: 23,4%; seguida da Iluminação Pública, com 22,2%; residencial: quase 9,6% e da classe Comercial, que aumentou o seu consumo em 4,0%. O crescimento da classe rural é explicado pelo baixo volume de chuvas e as elevadas temperaturas verificadas no primeiro trimestre do ano, o que fez com que houvesse uma intensificação no uso da irrigação.
Outro fator foi a antecipação do término da safra das usinas de açúcar, que fez diminuir o processo de cogeração de energia, acarretando no aumento do consumo de energia da rede. Além disso, a intensificação ao combate de desvio de energia elétrica e um consequente aumento nos pedidos de ligação para irrigação, contribuíram para que os números subissem.
A Iluminação Pública apresentou elevado crescimento devido ao recadastramento realizado nos municípios alagoanos. Já a classe industrial, apresentou crescimento total (consumo cativo mais consumo livre) de 14,3%. Esse aumento do consumo é reflexo da entrada em operação da nova unidade da Braskem, no segundo semestre de 2012.
Na classe residencial o crescimento é justificado pela intensificação do uso de eletrodomésticos e ao aumento de cerca de 3,8% no número de consumidores. Somente o Programa Luz para Todos efetuou 1.798 novas ligações. O aumento do consumo de energia para o comércio reflete o momento econômico favorável, com inauguração de novas unidades comerciais e à inclusão dos condomínios residenciais nesta classe de consumo.
Acompanhando as tendências do consumo de energia elétrica, a Eletrobras tem investido em reforço de rede e ampliação do sistema elétrico. Um exemplo é a construção da subestação Evilásio Soriano, localizada no bairro da Jatiuca, que será inaugurada em breve e atenderá ao crescimento imobiliário e econômico da parte baixa de Maceió.
Da Assessoria Eletrobras

:

:

0 comentários