Bolsa Família: 783 mil famílias atualizaram as informações no Cadastro Único

Derllânio Telécio | 10:52 | 0 comentários

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Mais de 783 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família atualizaram os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A revisão cadastral começou em maio de 2014 e foi até o dia 16 de janeiro deste ano. Cerca de 1,2 milhão de famílias foram convocadas, por mensagem no extrato do benefício, para procurar os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou a prefeitura de sua cidade. Foram convocados apenas beneficiários que estavam há mais de dois anos sem atualizar as informações cadastrais.
As famílias que ainda não atualizaram os dados tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado neste mês de fevereiro, mas ainda podem atualizar as informações até o próximo mês. “As famílias que fizerem a atualização até 20 de março poderão voltar a receber o Bolsa Família, desde que continuem com perfil para o programa”, destaca a coordenadora-geral de administração de benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba.
A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias continuam com perfil para receber o benefício. Qualquer alteração – no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar – deve ser comunicada à gestão municipal e registrada no cadastro da família.
Veja quais são os documentos necessários para a atualização cadastral
O responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) deve apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.Para as demais pessoas da família, deve ser apresentado pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Por Agência Caixa de Notícias

:

:

0 comentários